Inquérito 
Responda ao nosso inquérito!

Exposição "ESO - 50 anos"

logo_expo_ESO.jpgO NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, desenvolveu uma exposição ao meio século de existência do Observatório Europeu do SUL (ESO).

O ESO – European Southern Observatory (Observatório Europeu do Sul) é uma organização científica que agrupa vários estados europeus (incluindo Portugal) e ainda o Brasil e o Chile, dedicada à construção e operação de telescópios para a pesquisa astronómica. Possui instrumentos em actividade em três locais do deserto de Atacama, um planalto chileno extremamente seco, onde a atmosfera apresenta excelentes características para a observação do céu nocturno.
Foi fundado em 1962 (então apenas com cinco membros: França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Suécia), pelo que cumpre em 2012 o seu 50o aniversário – ocasião que justifica esta exposição de algumas das muitas deslumbrantes vistas do Universo que os seus instrumentos obtiveram ao longo dos anos.

Mais...

Open Discovery Space

ODS.jpgO projecto "Open Discovery Space", com início em Abril de 2012 e financiamento europeu, conta com a participação do NUCLIO e do "Galileo Teachers Training Programme" (GTTP). Este projecto pretende construir uma infraestrutura multilínguística de e-learning que estimule e motive, os professores, os alunos e os pais, para uma nova experiência de aprendizagem.

Entre outras atividades prevê-se a realização de várias sessões, designadas "Visionary Workshop", que reúnam cientistas, professores, responsáveis pela inovação curricular e outros profissionais da área do ensino das ciências. As datas das primeiras sessões são:

  • S. Pedro do Estoril - 15 de Setembro de 2012
  • Avintes, Vila Nova de Gaia - 29 de Setembro de 2012
  • Faro, Algarve - 13 de Outubro de 2012
  • Torres Novas - 17 de Novembro de 2012

Mais...

"Astronomia em Crescente" / "Café Ciência" 2012/2013

lua_cres.jpg O NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal e da Câmara Municipal de Cascais promove a realização mensal da "Astronomia em Crescente".

Esta actividade, que normalmente decorre no Sábado próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua, a partir das 21h30, é constituída por uma apresentação sobre um tema astronómico e, caso as condições meteorológicas o permitam, por uma sessão de observação nocturna com telescópios.

Algumas das sessões decorrerão sob o formato "Café Ciência", uma conversa com 1 ou mais cientistas, num ambiente mais informal com uma bebida quente e um bolinho a "alimentar a discussão".

Os próximos temas da "Astronomia em Crescente":

24 de Novembro - "Higgs - Nobel da Física 2013?"

A actividade tem inicio às 21:30 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

Mais...

O projecto "Dark Skies Rangers"

earth_lights_UE.jpgO programa internacional “Dark Skies Rangers”, coordenado em Portugal pelo NUCLIO, pretende combater o problema da poluição luminosa, através da sensibilização da comunidade educativa e das autoridades locais para alterarem os sistemas de iluminação e preservarem o céu noturno.

A poluição luminosa é provocada por luminárias exteriores que iluminam para cima ou para os lados, tornando o céu noturno mais claro, gastando energia e dinheiro, contribuindo para as alterações climáticas, afetando os seres vivos e a qualidade de vida das pessoas, e impedindo as observações astronómicas.

O objetivo deste projecto é sensibilizar as comunidades locais para estas questões através de auditorias da iluminação exterior efectuadas pelos alunos.

O NUCLIO criou um site especifico para este projeto: dsr.nuclio.pt

Mais...

Conhecer o Universo 2012/2013

ConhecerSS.jpgO NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, promove durante o ano lectivo 2012/2013 uma série de actividades dedicadas às escolas. Sob a designação "Conhecer o Universo" pretende-se abordar de forma diferente os conteúdos programáticos específicos de cada nível de ensino.

Mais...

Sábados Divertidos (UNAWE Portugal) 2012/2013

unawe.pngEste projecto do NUCLIO promove o ensino de conceitos básicos da Astronomia de uma forma lúdica e divertida. São actividades e jogos que pretendem fomentar nos participantes o interesse pelas ciências. Recriar o sentimento de que afinal "Aprender é Divertido".

Durante o ano lectivo 2012/2013 as actividades estarão voltadas novamente para, entre outras, atender a comunidade escutista.

Mais...

Academia do Cosmos (GTTP@Portugal) 2012/2013

gttp_logo.jpgPrograma de formação de professores para o ensino das Ciências recorrendo às novas tecnologias. Trata-se de um projecto inovador de apoio a professores que participam no programa mundial Galileo Teacher Training Programme. Trata-se ainda da preparação dos professores para a dinamização de investigação científica nas escolas com apoio de cientistas. Os professores que participam nestas formações ficam aptos a participar de campanhas muito mediaticas como por exemplo "Procura de Asteróides" e "Programas de protecção do ambiente e preservação do céu nocturno". Cada sessão tem início às 15h00 e uma duração aproximada de 3 horas.

A Academia do Cosmos (GTTP@Portugal) já está todo planificado até o final deste ano letivo, com temas associados aos diferentes eventos, efemérides e conteúdo lectivo das diferentes disciplinas que contém astronomia no currículo.

Mais...

Exposição "Vénus - O infernal gémeo da Terra"

logo_expo_venus.pngO NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, desenvolveu uma exposição dedicada ao planeta Vénus.

Vénus é o mais próximo vizinho da Terra, e também o mais parecido quanto a tamanho. Mas as condições ambientais na sua superfície não são de todo amigáveis: altas temperaturas, pressões inconcebíveis, e uma atmosfera irrespirável e corrosiva... Para cúmulo, não lhe podemos ver a superfície, sempre escondida pelas nuvens. Mas já aterraram sondas na superfície deste inferno, e outras conseguiram imagens detalhadas... por radar. Nesta exposição, apresentam-se diversos aspectos do planeta irmão da Terra, incluindo o seu papel na história da Astronomia.

Mais...

Discover the Cosmos

logo_DC.png"Discover the Cosmos" é um projeto financiado pela União Europeia, do qual o NUCLIO é parceiro, e que se destina a fazer um estudo da viabilidade da introdução de recursos digitais no ensino das ciências em sala de aula. Entre várias atividades prevê-se a realização de duas sessões que reúnam cientistas, professores, responsáveis pela inovação curricular e outros profissionais da área do ensino das ciências. As datas e locais de realização destas sessões são:
28 de Abril 2012 – Centro de Interpretação da Pedra do Sal, S. Pedro do Estoril
12 de Maio 2012 – Observatório Astronómico de Coimbra

Mais...

Marte 3D

marte3D_logo.JPGO NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promove uma exposição dedicada a Marte.

Marte 3D - Venha apreciar as paisagens de Marte como se sobrevoasse o planeta! Nesta exposição são mostradas imagens de Marte obtidas pela sonda europeia Mars Express e submetidas a um tratamento que permite vê-las a 3D, com o uso de uns óculos com filtros coloridos. Crateras, vulcões e canais saltam literalmente à vista de quem os contempla, mostrando que a superfície do planeta vermelho tem vindo a ser modificada ao longo dos muitos anos da sua história.

A exposição estará patente de 28/06/2011 a 24/07/2011 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

Mais...

O céu em píxeis. O universo visto pela câmara de portugueses

taguspark_ceu_pixeis.jpgA beleza do céu nocturno tem inspirado pintores e fotógrafos. Modernamente, com meios digitais relativamente modestos, os astrónomos amadores produzem imagens extraordinárias, onde se vêm planetas, enxames de estrelas e galáxias com um pormenor anteriormente impensável. São imagens belíssimas, que revelam aspectos desconhecidos do firmamento.

A Taguspark, SA, em parceria com a Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA) e o Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO), apresenta uma exposição baseada em imagens digitais seleccionadas, obtidas por astrónomos amadores portugueses - O céu em píxeis. O universo visto pela câmara de portugueses.

A exposição está também disponivel para escolas em formato roll-up.

Mais...

EU-HOU Radio: Conectando Salas de Aula à Via Láctea

logo_nuc_euhou.pngO projecto "Connecting Classrooms to the Milky Way" (Conectando Salas de Aula à Via Láctea) pretende levar a rádio astronomia às salas de aula de todos os países participantes. No âmbito deste projecto serão instalados 5 pequenos rádio-telescópios, denominados "Small Radio Telescope" (SRT), um em cada um dos seguintes países: França, Portugal, Espanha, Polónia e Roménia. Com coordenação europeia a cargo da Universidade de Paris VI Pierre et Marie Curie, a coordenação desta iniciativa em Portugal é do NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia), representante português do projecto "European Hands-on Universe". Participam no projecto os seguintes países: França, Polónia, Roménia, Espanha, Grécia, Chipre, Bélgica, Portugal, Reino Unido, Suécia e Alemanha. O projecto é financiado pelo programa COMENIUS da Comissão Europeia.

Mais...

Galileo Teacher Training Programme (Programa mundial de formação de professores)

gttp_logo.jpgO Ano Internacional da Astronomia (AIA) é uma excelente oportunidade para envolver as comunidades no fascínio das descobertas científicas. Para as comunidades escolares trata-se de uma oportunidade excelente para actualizar as metodologias de ensino das ciências em sala de aula recorrendo às inúmeras aplicações disponíveis.

A partir de 2009 serão dinamizadas sessões de formação, um pouco por todo o mundo. Como resultado deste esforço serão certificados em todo o mundo uma grande comunidade de Embaixadores de Galileu (Galileo Ambassadors – GA). Estes por sua vez empreenderão um esforço a nível local (nas suas cidades / escolas) e proporcionarão aos seus pares a mesma formação que receberam, criando uma verdadeira legião mundial de Professores Galileu (Galileo Teachers- GT). Cada país participante terá um promotor, que garantirá aos GA e GT o apoio necessário para a concretização deste esforço.

Mais...

Astronomia Profissional nas Escolas

NBCFTPhoto.jpg Os Telescópios Faulkes constituem o braço educacional do Las Cumbres Observatory Global Telescope Network (LCOGTN) e são os maiores telescópios actualmente dedicados à educação. A sua localização no Havai e na Austrália e o facto de serem operados remotamente via Internet permitem que escolas em Portugal observem o céu nocturno a partir da sala de aula, durante o dia.

Com apoio do British Council, o NUCLIO está a desenvolver um projecto que permite a participação de alunos do ensino secundário e do 3º ciclo do ensino básico em projectos de investigação científica, devidamente acompanhados por Astrónomos Profissionais.

Apresentação pública do projecto dia 28 de Março pelas 19h no British Council de Lisboa.

Mais...

EU-HOU: Hands-On Universe, Europe

euhourvb_04.jpg "Hands-On Universe, Europe: bringing frontline interactive astronomy to the classroom" é um projecto europeu que tem como objectivo renovar o ensino das Ciências recorrendo à Astronomia e à utilização das novas Tecnologias de Informação. Estão abertas inscrições para escolas piloto.
O NUCLIO é o coordenador português desta parceria de oito países europeus.

Mais...

Um dia com os Astrónomos - A Astronomia vai à Escola

small.jpgPretende-se com as sessões de divulgação da Astronomia nas Escolas, promover o contacto directo entre especialistas em Astronomia e professores, estudantes e público em geral. Uma actividade diferente que pretende aproximar as pessoas de qualquer faixa etária do mundo da ciência através do fascínio da Astronomia. A actividade pode conter várias componentes dependendo da faixa etária a que se destina, objectivos da acção e condições logísticas: Palestra, sessão de observação do Sol, ateliers e sessão de observação nocturna.

Mais...

Portal do Astrónomo

O Portal do Astrónomo é um portal de Astronomia concebido pelo NUCLIO onde se pode encontrar informação on-line sobre Astronomia e Astrofísica, com as últimas novidades e descobertas, e vastos recursos disponíveis em português. Mais...



Projectos Concluídos