Inquérito 
Responda ao nosso inquérito!

O NUCLIO na Astronomia no Verão 2003


A participação do NUCLIO na Astronomia no Verão 2003 tem 5 componentes:

Palestras públicas na Astrofesta 2003

Apoiando a organização da Astrofesta 2003, o Nuclio convidou 4 especialistas a apresentarem palestras sobre as suas áreas de investigação no dia 2 de Agosto, no recinto da Astrofesta. As apresentações são:
  • Das chuvas de meteoros aos grandes impactos: Uma história violenta da Terra por José Fernando Monteiro (FCUL)
  • Os Enigmas de Marte por José Saraiva (IST)
  • Do Big-Bang à geometria do Universo por Domingos Barbosa (IST)
  • Buracos Negros por Rosa Doran (NUCLIO)

Acção de divulgação em Palmela

O NUCLIO pelo segundo ano consecutivo vai efectuar em Palmela uma acção de divulgação englobada na iniciativa Astronomia no Verão do Ciência Viva.

Data:30 de Agosto de 2003
Local:Castelo de Palmela
Actividades: 17h00 - Observação Solar
21h00 - Palestra pública "O Ciclo de Vida das Estrelas" seguida de Observação Nocturna

O Mês de Marte no IGeoE

Assinalando a oposição de Marte de 2003, o NUCLIO em colaboração com o Instituto Geográfico do Exército organiza um ciclo de palestras sobre o planeta vermelho. O estado actual da nossa compreensão sobre Marte será apresentado por especialistas. Em conjunto com as palestras apresentadas no Planetário Calouste Gulbenkian, estas apresentações cobrirão um conjunto alargado de conhecimentos de distintas áreas de investigação sobre Marte.
  • Enigmas de Marte por José Saraiva (IST), dia 5 de Setembro
  • Os Rovers voltam a atacar por José Matos, dia 12 de Setembro
  • Problemas de uma missão tripulada a Marte por Nuno Lobato Ribeiro e João Costa Ribeiro, dia 19 de Setembro
  • Marte e a Ficção Científica por José Simões (Simetria), dia 26 de Setembro
As apresentações realizam-se pelas 21h30 dos dias indicados, sendo seguidas de sessões de observação com telescópio onde poderemos observar o planeta vermelho.

O Mês de Marte no Planetário Calouste Gulbenkian

Assinalando a oposição de Marte de 2003, o NUCLIO em colaboração com o Planetário Calouste Gulbenkian organiza um ciclo de palestras sobre o planeta vermelho. O estado actual da nossa compreensão sobre Marte será apresentado por especialistas.
  • Mars Express por Tiago Hormigo (Deimos Engenharia), dia 27 de Agosto
  • Marte - Enigma histórico e desafio científico por Orfeu Bertolami (IST), dia 3 de Setembro
  • Marte e a Terra: parentes próximos por José Saraiva (IST), dia 10 de Setembro
  • Vida em Marte? Da ficção à Beagle 2 por José Fernando Monteiro (FCUL), dia 17 de Setembro
  • Um projecto MAGICo por Maarten Roos Serote (OAL), dia 24 de Setembro
As apresentações realizam-se pelas 21h30 dos dias indicados, sendo seguidas de sessões de observação com telescópio onde poderemos observar o planeta vermelho. Durante o período do ciclo de palestras, vai estar patente nas instalações do Planetário Calouste Gulbenkian uma exposição sobre Marte, onde estarão disponíveis posters, animações e materiais educativos.

Missão SMART-1

Por altura do lançamento da sonda SMART-1 da ESA, o NUCLIO em colaboração com o Planetário Calouste Gulbenkian organiza uma palestra sobre esta missão europeia de demonstração de tecnologia, que tem como objectivo o estudo da nossa Lua.

Esperamos por si, dia 28 de Agosto às 21h30 para assistir à apresentação do Dr. Fernando Simões (ESA) sobre a sonda SMART-1. Após a palestra será possivel efectuar observações astronómicas nos telescópios disponibilizados no local, e será apresentada a transmissão em directo do lançamento da sonda, a bordo de um foguetão Ariane 5, a partir de Kourou, Guiana Francesa por volta das 00h04, hora de Lisboa.

Nota: Devido ao adiamento, por parte da ESA, do lançamento da sonda SMART-1, não será possível fazer a transmissão em directo inicialmente planeada. A palestra sobre esta missão à Lua mantem-se no dia 28 de Agosto como inicialmente programado.

Última hora: Na noite de Sábado para Domingo, 27-28 de Setembro, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai lançar a missão SMART-1, a partir da sua base de lançamento em Kourou, Guiana Francesa (América do Sul). O lançamento será transmitido em directo no Planetário Calouste Gulbenkian em Belém. A transmissão vai ser comentada pelo Dr. Miguel Almeida, um jovem portugues que trabalha na ESTEC (European Space Research and Technology Centre) da ESA, na Holanda. O Dr. Miguel Almeida integra a equipa da missão SMART-1, desde há três anos e virá a Lisboa para o evento.

O programa do evento será:
22:30 Abertura do Planetário
22:45 "O programa científico da ESA" por Maarten Roos-Serote (OAL)
23:00 "A Missão SMART-1" por Miguel Almeida (ESTEC/ESA)
23:45 Contagem decrescente para o lançamento com comentários do Dr. Miguel Almeida

Esta actividade conta com o apoio da ESA .

Apoios

Esta iniciativa tem o apoio de: