Inquérito 
Responda ao nosso inquérito!

Curso de Cosmo-Egiptologia


egipto.jpgO NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia), com apoio da Marina de Cascais e da Câmara Municipal de Cascais, promove, a partir do dia 2 de Junho de 2005 uma acção de formação subordinada ao tema "Cosmo-Egiptologia". A duração total do curso é de 22,5 horas divididas em 9 aulas, e destina-se a qualquer pessoa que queira aprofundar conhecimentos sobre o Antigo Egipto e a sua concepção do Cosmos, adequa-se perfeitamente tanto a licenciados como a não licenciados nas áreas de Historia, Arqueologia, Antropologia, Física ou outros. Não são necessários conhecimentos prévios para a sua frequência.

A acção de formação será ministrada na Marina de Cascais, loja 20 (a loja fica no terraço próximo do Forte da Cidadela ).

Introdução

Os gregos que, desde o século VII a.C., com o vigor e a curiosidade de um povo jovem querendo ir cada vez mais além, encontraram com estupefacção, ao penetraram nas fronteiras do vale do Nilo, uma civilização antiga que embora imóvel no tempo continuava a impor respeito. Viram cidades populosas com os seus templos gigantescos, com as suas tradições e filosofia de tal forma diferente que o próprio Hérodoto escreveria: "O Egipto tem outro céus senão o nosso ou de outro país, e o seu rio obedece a outras regras senão às dos nossos, e mesmo o próprio egípcio tem temperamentos e hábitos totalmente diferente dos de outra qualquer pessoa…". Assim o prestígio do Egipto se espalhou pelos quatro cantos do mundo, tendo influenciado de forma decisiva, inicialmente através dos gregos, mais tarde através dos romanos, toda a compreensão humana.

Compreender o Egipto é compreender as origens dos povos civilizados, a origem das primeiras religiões, das primeiras ideias cosmogónicas, as origens de uma ciência ambígua que levou ao apogeu de uma civilização ainda mal compreendida.

No decurso desta formação será dado relevo a toda a forma de viver desse povo, assim como a todas as suas invenções, dando especial atenção à própria escrita na forma de hieróglifos.

A Cosmo-Egiptologia

A Cosmo-Egiptologia trata dos fenómenos Astronómicos existentes no Antigo Egipto, trata de relacionar todas as questões sobre a própria visão que os antigos egípcios tinham acerca dos céus, relacionando-os com a própria religião e a sua cosmogonia. O Cosmo-Egiptólogo trata também das questões dos posicionamentos das construções faraónicas (Pirâmides e Templos) relacionando-as com fenómenos e posicionamentos das estrelas. É através desta ciência que muitas datas importantes foram encontradas, com o visionamento de escritos e fenómenos que levam a determinado acontecimento astronómico. É também através desta ciência que se procura uma explicação lógica acerca de certas construções.

A Cosmo-Egiptologia é desde há muito uma ciência dentro de outras duas ciências: a Egiptologia e a Cosmologia. Muitos foram os contributos dos astrónomos para a egiptologia. Sem eles muito do saber e da compreensão moderna acerca do Antigo Egipto não seria explicado. De tal forma que a Cosmo-Egiptologia é já considerada como uma especialidade em muitos países estudiosos do Antigo Egipto.

Para quem é a Formação?

Esta formação destina-se a qualquer pessoa que queira aprofundar conhecimentos sobre o Antigo Egipto e a sua concepção do Cosmos, adequa-se perfeitamente tanto a licenciados como a não licenciados nas áreas de Historia, Arqueologia, Antropologia, Física ou outros. Não são necessários conhecimentos prévios para a sua frequência.

Objectivos

  • Adquirir conhecimentos sobre as bases da Cosmogonia no Egipto Antigo;
  • Adquirir um certo conhecimento sobre aspectos da vida quotidiana do Antigos Egípcios;
  • Conhecer as bases matemáticas que levaram às grandes construções;
  • Conhecer as bases da escrita hieroglífica;
  • Entender as orientações e o porquê das construções faraónicas (Pirâmides, Templos);
  • Adquirir conhecimentos sobre a Astronomia em geral e a Astronomia no antigo Egipto, em particular.

Formador

José Pimentão
Investigador na área de Ciências Planetárias no CAAUL
Especialista em Cosmo-Egiptologia com curso de especialização na U. Paris 6º

Carga Horária

A carga horária é de 22,5h, sendo divididas em aulas de 2,5h cada, num total de 9 aulas, em regime bissemanal. (3as e 5as das 19h30 às 22h00)

Forma de leccionar

Com recurso ao Power Point e de um Data Show. Também será dado ao aluno um CD didáctico.

Custo

75 € (Setenta e cinco euros)

Número mínimo de inscrições para abertura do curso

10

Data prevista para início do curso

02 de Junho de 2005

Local de realização do curso

Marina de Cascais - Loja 20

Inscrições

Email:cursos@nuclio.pt
Telefone:   214537440

Programa do Curso

Formato PDF - 124KB