Inquérito 
Responda ao nosso inquérito!

Eclipse Total da Lua


eclipseluacidadao.jpgO NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, e o NIAC – Núcleo de Investigação de Astronomia da Cidadela, promove a observação do eclipse total da Lua que ocorre dia 3 de Março de 2007.A sessão decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, na Estrada Marginal em S. Pedro do Estoril. Durante a tarde (das 15h às 17h) serão realizados ateliers onde o participante perceberá porque ocorrem os eclipses e porque não ocorrem eclipses totais da Lua em todas as fases de Lua Cheia. A partir das 20h00 terá lugar uma breve palestra seguida de observação do evento. O NUCLIO irá tentar transmitir em directo imagens do eclipse estando também prevista a observação no local e em directo de imagens do fenómeno obtidas a partir de outros países.

O eclipse será visível a olho nu e poderemos ainda observar a a progressão da fase da totalidade através de um telescópio. A entrada da Lua na umbra está prevista para as 21h29, o máximo para as 23h20 e o fim da efeméride às 2h25.

Note que a observação e transmissão de imagens do eclipse poderão ser condicionadas por condições meteorológicas adversas.

A actividade tem inicio às 20h00 no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.