Inquérito 
Responda ao nosso inquérito!

Festa das Estrelas 2007


festa_estrelas_2007.jpg

O NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, promove de 29 de Junho a 1 de Julho de 2007 a 2ª edição da FESTA DAS ESTRELAS.

Durante os três dias da Feira, o visitante encontrará livros de astronomia e ciência, equipamentos astronómicos e um simulador de voo. Também serão realizadas palestras, oficinas de Astronomia e outras actividades para os mais jovens. O público poderá ainda participar em sessões de observação do Sol e do céu nocturno com telescópios. A feira decorre no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal em S. Pedro do Estoril em Cascais.

Esta será a segunda edição desta feira que tem como principal objectivo o encerramento e apresentação dos resultados obtidos pelos estudantes que participaram nos projectos promovidos pelo NUCLIO. Estarão presentes os alunos das seguintes escolas:


  • Escola Secundária da Cidadela que participaram no projecto de investigação: "À Caça de Enxames de Estrelas".

  • Escola Secundária Fernando Namora que participaram no projecto de investigação: "Caracterização de Crateras em Marte".

  • Escola Secundária de Coruche, Colégio Imaculada Conceição e Escola EB 23 Matilde Rosa Araújo de Cascais, que obtiveram várias imagens com telescópios operados remotamente.

Estará ainda patente uma exposição preparada especialmente para celebrar o Ano Heliofísico Internacional pelo Dpto. de Matemática da Universidade de Coimbra: "A Observação do Sol"

Organização

fe_nuclio_logo.jpg

Apoios

apoios_fe2007.jpg

Programa

29 de Junho

15:00 -"Viagem pelo Universo", por Rosa Doran
16:00 - Oficinas de Astronomia
17:00 - Observação do Sol com telescópios
20:00 - Apresentação dos projectos escolares
21:30 - "A Exploração Cientifica no Espaço no
Século XXI
", por Clovis de Matos (ESA)
22:30 - Observação do Céu Nocturno com Telescópios

30 de Junho

10:00 - Observação do Sol com telescópios
11:00 - Observação com o telescópio Ironwood North Observatory (Arizona), operado remotamente
16:00 - Oficinas de Astronomia
17:00 - Observação do Sol com telescópios
17:00 - Workshop de "Ilustração Científica" ( inscrição prévia)
20:00 - "Estudar o Sol para conhecer a outras
estrelas
", por João Fernandes (OAUC)
21:30 - "O ano do Sol" - Dalmiro Maia (CICGE)
22:30 - Observação do Céu Nocturno com Telescópios

1 de Julho

10:00 - Observação do Sol com telescópios
11:00 - Observação da Via Láctea com radiotelescópios operados remotamente
14:00 - "Hora do Conto" com o grupo Aprender é Divertido
16:00 - Oficinas de Astronomia
17:00 - Observação do Sol com telescópios
19:00 - Encerramento

Horário

29 Junho: 15h - 18h ; 20h - 23h
30 Junho: 10h - 12h ; 14h - 18h ; 20h - 23h
1 Julho: 10h - 12h ; 14h - 19h

Local

Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal
Estrada Marginal - S. Pedro do Estoril (Cascais)

pta_sal.jpg

Para mais informações:

geral@nuclio.pt
214537440/ 96 0356909

Resumos

A Exploração Cientifica no Espaço no Século XXI
Clovis de Matos (ESA)

A Agência Espacial Europeia possui um ambicioso programa científico. Graças a um forte espírito de colaboração verdadeiramente europeu, a ESA celebra 40 anos de sucesso na descoberta e na exploração espaciais. Na próxima década o programa científico da ESA abrirá novas janelas para novos reinos da astronomia e da astrofísica. Clovis de Matos, um cientista da Agência Espacial Europeia, apresentará o Programa de Ciência da ESA, a visão do futuro e os fantásticos sucessos mais recentes, com particular ênfase nas missões dedicadas ao estudo do Sol.
Durante esta “Festa das Estrelas 2007” Clovis de Matos mostrará imagens absolutamente maravilhosas das estrelas e do sistema solar obtidas pelos satélites da ESA.


Estudar o Sol para conhecer a outras estrelas
João Fernandes (OAUC)

O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Este facto permito-nos conhece-la muito melhor do que conhecemos as outras estrelas que povoam o Universo. Para além disso, muito do que sabemos hoje sobre as estrelas tem origem nos estudos do Sol. Será esta a temática da nossa apresentação.

O ano do Sol
Dalmiro Maia (CICGE)

O Sol emite continuamente um fluxo de partículas, o chamado vento solar. Esse gás electrificado carrega consigo campos magnéticos e talha um volume, a Heliosfera, no meio interestelar local. Nas últimas dezenas de anos, sondas espaciais lançadas pelos seres humanos investigaram em detalhe várias regiões desse domínio gerado pelo vento solar, e a sua interacção com os sistemas planetários. Assim, na vizinhança da Terra sabemos que perturbações nas propriedades do vento solar são responsáveis pelas espectaculares auroras, que são também vistas noutros sistemas planetários, nomeadamente em Júpiter e Saturno. Mas o nosso conhecimento da heliosfera vai muito mais além, as sondas Voyager estudam nesse momento o que se passa muito para além da órbita de Plutão, e uma delas atravessou mesmo uma das primeiras estruturas que define a heliosfera: o choque da terminação. Nesta palestra iremos fazer um apanhado dos conhecimentos actuais sobre a heliosfera, desde o seu nascimento na coroa solar até à sua fronteira no meio interestelar.